Todo jogador precisa de um jogo mais leve de vez em quando, podem ser clássicos como Tetris ou Bejeweled como jogos de celular casuais. Porém, algumas pessoas precisam de algo que una tanto o casual quanto o hardcore, e um jogo que faz a combinação perfeita desses dois elementos é oOo: Ascension, jogo que vamos conhecer no post de hoje, portanto pegue um controle e fique à vontade.
Não é novidade para ninguém que alguns projetos desenvolvidos em GameJams dão origem a jogos que podem se tornar obras completas e oOo: Ascension não é diferente: o projeto nasceu da decisão do desenvolvedor Kenny Creanor participar da Ludum Dare, uma das maiores GameJams do mundo. Nessa GameJam, o tema era ‘mundos pequenos’, portanto ele preparou um jogo em que o jogador deveria avançar por um labirinto e recolher todas as caixas no caminho. Kenny ficou tão empolgado em relação ao seu primeiro jogo, que resolveu continuar seu desenvolvimento em seu tempo livre.

Porém, uma coisa poderia acabar com as esperanças de Kenny publicar seu jogo: recentemente ele havia sido contratado pela Extra Mile Studios, e publicar um jogo enquanto funcionário da empresa poderia apresentar riscos legais. Para evitar qualquer problema, ele marcou uma reunião com o então direto da EM para falar sobre seu projeto paralelo, e para sua surpresa o diretor adorou a ideia e sugeriu que a EM Studios publicasse o jogo desenvolvido por ele. Outra empresa que se junto ao projeto foi a Microsoft com seu programa ID@Xbox, que oferece ajuda oficial da MS para desenvolvedores independentes em troca de exclusividade do jogo para o Xbox One.
Após 12 meses de toda essa trajetória, o mundo finalmente pode ver o produto final de oOo: Ascention, lançado em maio de 2018 para o Xbox One, desenvolvido por Kenny Creanor e publicado pela Extra Mile Studios.
Depois de saber tudo isso podemos ir finalmente ao game. oOo: Ascencion é um jogo que coloca você no controle de uma nave que deve chegar ao final da fase evitando colidir com as paredes e com todas as armadilhas espalhadas pelo cenário. Dividido em 9 sessões com 10 estágios cada, o jogo começa sem muitos desafios, mas após a 4ª sessão você começa a perceber que o jogo não é tão simples quanto parece, e a coordenação aqui é indispensável para conseguir avançar. O jogo também conta com um simples modo coop, onde o jogador deve chegar ao final da fase antes de seu rival para ganhar um ponto, uma espécie de versão hardcore de Pong.
Durante todo o gameplay, me diverti bastante com o game, porém, durante os últimos estágios é visível o nível de frustração que atinge o jogador, mas isso só deixa um gosto melhor quando finalmente finalizamos o jogo. O jogo é mais indicado para jogadores que querem um desafio inovador ou um jogo que desafie os reflexos de uma maneira pouco vista em jogos atuais.
E você, já conhecia oOo: Ascencion? Pretende jogar?
*Esse review foi possível com a ajuda do criador Kenny Creanor que gentilmente cedeu uma cópia do jogo para esse review.
Deixe um comentário