Cosmology of Kyoto (PC)

A evolução dos videogames fez com que jogos deixassem de ser apenas ferramentas para divertir/passar o tempo e começassem a ser explorados como uma mídia mais complexa, podendo nos fazer sentir emoções, contar histórias e obviamente nos ensinar. Alguns destes jogos nos fazem viajar para locais que jamais poderíamos visitar e nos permitem conhecer histórias incríveis, este é o caso de Cosmology of Kyoto, um jogo curioso que pode ser considerado um adventure, mas em sua raiz é um jogo ‘eduhorror’.

Resultado de imagem para Cosmology of Kyoto cover

Desenvolvido pela Softedge e publicado pela Yano Electric, Cosmology of Kyoto foi lançado originalmente para PC/DOS no Japão em 1993 e mais tarde para Mac OS, em fevereiro de 1994. Apesar de nos primeiros anos ter sido um exclusivo do país nipônico, teve um lançamento norte-americano em julho de 1995 (para PC/DOS e Mac OS), contando com temas como terror, religião, educação, carma e reencarnação. O jogo também é 100% dublado em japonês, porém com legendas em inglês para facilitar o entendimento.

O jogo em si é simples, com uma visão/interação em primeira pessoa, permite que o jogador explore livremente a cidade de Kyoto do século 10 (contando com criaturas mitológicas, demônios, fantasmas e lendas). O objetivo não é definido claramente, deixando na mão do jogador toda a exploração para o desenvolvimento da história. O jogo lida com muito realismo com questões como o Inferno, mandando o jogador para lá sempre que demônios ou ladrões o matam, e também vida após a morte baseado no carma do jogador (caso ele tenha um carma muito negativo, ele volta a vida na terra como um cachorro e não um humano). O jogo tem cenas de cunho sexual e violentas, que são mostradas em pinturas feitas a mão (como todo o resto do jogo). O game faz pouco uso de computação gráfica, o que faz com que ele envelheça como um ótimo vinho e resista ao teste do tempo mesmo após mais de 20 anos do seu lançamento. A música e os efeitos sonoros também estão presentes de forma sutil, com o objetivo de aumentar a imersão do jogador.

Tudo começa com você escolhendo o nome e o visual de seu personagem, porém não se prenda muito a aparência do personagem, visto que você irá morrer logo e vai nascer em um novo corpo totalmente diferente. Após isso você deve pegar as roupas e dinheiro de uma pessoa morta que está ao seu lado no inicio do jogo, a partir dai você é colocado na cidade de Kyoto para começar a exploração.

Jogador pega os pertences da pessoa que está morta

O gameplay do jogo é simples, seguindo o estilo dos adventures da época, exige apenas que o jogar clique no que deseja olhar/ir. Tudo se resume no jogador explorando, revivendo conversações e lendas e também fazendo atividades mundanas, com alguns puzzles de tempos em tempos. Todas as informações de Kyoto e suas lendas podem ser encontradas no guia de referencia que está incluso no jogo, fazendo com que você se aprofunde um pouco mais no jogo. Provavelmente um dos elementos mais impressionantes do jogo é como ele lida com a morte. Ao morrer o seu jogador é enviado para um dos infernos descritos pelo Budismo, lá seu jogador é torturados das mais diversas maneiras. Após isso o seu personagem irá reencarnar como outro humano ou outro ser vivo.

Resultado de imagem para Cosmology of Kyoto

Cosmology of Kyoto não tem medo em expor o mundo da maneira que ele é, onde todos estão sofrendo ou sendo o agente do sofrimento de outros. Onde a vida das pessoas não tem valor algum, a pobreza toma conta da sociedade e que todos somos levados a agir da maneira ‘errada’ mais cedo ou mais tarde. Apesar de ter recebidos reviews positivos, principalmente o de Roger Ebert (conhecido por considerar que videogames jamais poderão ser considerados arte), o jogo não foi um sucesso de vendas, porém hoje ele pode ser encontrado oficialmente no site archive.org.

Veja abaixo o trailer do game:

E você, já conhecia Cosmology of Kyoto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: