Você já pensou em criar seu próprio game? Com certeza o sonho de todo fã de videogames é criar o próprio jogo, seja por passarmos horas e horas de nossas vidas jogando ou por termos alguma ideia que com certeza iria revolucionar o mercado para sempre. Pensando exatamente nesse público a Sony lançou o Playstation Net Yaroze, um curioso kit de desenvolvimento do console Playstation para que o publico final (jogadores como eu e você) pudessem desenvolver seus próprios games.
Lançado em 1997 (3 anos após o lançamento oficial do Playstation), pelo preço aproximado de $750 USD, o Net Yaroze não é apenas uma linda versão preta do já conhecido console da Sony, mas sim uma poderosa ferramenta que fazia com que qualquer pessoa, com o conhecimento (linguagem C) e hardware (IBM-PC, MAC ou NEC PC-9801) necessário, desenvolvesse seus próprios jogos. Comercializado exclusivamente pela Sony na Europa, Estados Unidos e Japão, o console contava com pouca diferença entre as versões uma vez que não possuí trava regional.
O conteúdo que acompanhava o kit era vasto: Um console Playstation Net Yaroze, 2 controles, cabo de força/AV, 1 cabo para ligar o console no computador (Serial), 1 CD com o software de desenvolvimento, 1 CD de boot para o sistema, 1 access card e 3 manuais contendo tudo o que você precisa saber para começar o desenvolvimento no console. Apesar de ser totalmente direcionado ao publico final, não era tão simples de ser utilizado, uma vez que exigia um bom domínio de desenvolvimento e programação; e não contava com o principal diferencial do kit de desenvolvimento oficial do Playstation: a possibilidade de rodar jogos gravados. Isso fazia com que todo o conteúdo do jogo desenvolvido na plataforma fosse armazenado diretamente na memória RAM, que era a mesma do console vendido, 2Mb. Após algum tempo os jogos começaram a ser disponibilizados nos CD’s de demos que acompanhavam a revista Playstation Magazine, fazendo com que outros jogadores pudessem ter acesso e conhecer estes jogos.
Apesar de contar com poucos jogos desenvolvidos utilizando a plataforma (que hoje podem ser rodados diretamente dos emuladores), podemos destacar alguns, como:
Blitter Boy (Chris Chadwick)
Super Bub (Alex Herbert)
Terra Incognita (Team Fatal / Mitsuru Kamiyama)
TimeSlip (David Johnston & Mike Goatly)
Yarozians (John Wojcik Quietbloke)
Mesmo sendo uma plataforma difícil de se desenvolver, foi o começo de alguns profissionais do ramo que depois foram contratados por grandes empresas, como Mitsuru Kamiyama, desenvolvedor do jogo Terra Incognita, contratado pela Square Enix e David Johnston, um dos desenvolvedores do jogo TimeSlip foi trabalhar para a Rare.
Obviamente o cenário tecnológico da época era completamente diferente do que é hoje, onde conseguimos desenvolver um jogo apenas assistindo vídeo aulas no Youtube e temos serviços como o kickstarter ou a Steam Greenlight para ajudar na divulgação, mas para a época a ideia foi muito boa e com certeza deu o pontapé inicial para que as empresas dessem mais valor aos jogos indies nos consoles, especialmente a Sony, que o faz até hoje.

*Curiosidade: Yaroze significa “Vamos fazer juntos” em japonês, ideia que predominava nessa plataforma.
Abaixo algumas fotos do kit “oficial” de desenvolvimento do PS1.