Provavelmente todos conhecem a Casio por seus relógios, teclados e calculadoras que fizeram um estrondoso sucesso comercial nos anos 80, mas você sabia que essa gigante japonesa também já se arriscou no mundo dos videogames? Vamos conhecer o Casio Loopy, um videogame lançado no japão que tinha como principal chamariz ser um console voltado para garotas.
Lançado exclusivamente no Japão em 1995 pelo preço de 25,000¥ foi um console peculiar por ter como principal foco o publico feminino. O Loopy foi o sucessor do primeiro console da Casio, o PV-1000, lançado em 1983 com hardware semelhante ao do ColecoVision e que tinha a missão de concorrer com o Famicom.
O conteúdo de sua caixa era simples: O console, fonte e cabo AV, controle (só era possivel ligar 1 controle no console) e manuais. O grande diferencial desse console e que com certeza era o motivo dele ser um console voltado a garotas, era que ele possuía uma impressora termal colorida embutida no console, isso quer dizer que ele conseguia imprimir (em forma de pequenos adesivos) as imagens dos jogos, dando até a liberdade de customização das imagens antes da impressão.


Apesar de estar longe de ser um sucesso de vendas o console ainda contava com 2 acessórios vendidos separadamente, o Mouse, que facilitava a vida da jogadora em certos games e também o Magical Shop, que funcionava exatamente como uma placa de captura, que obtêm imagens de outros dispositivos (outros consoles ou VCR, DVD) e a transformava em etiquetas, com algumas funções de manipulação de imagem através do software que também estava incluso com o acessório.
Por ter um publico tão especifico o console viu o lançamento de apenas 11 títulos, a grande maioria sendo dating sims e jogos de ‘vestir bonecas’, destes, podemos destacar:
Anime Land (1995, uma versão muito primitiva do ‘Mii Maker’ da Nintendo, onde você monta o seu personagem)
PC Collection ( 1996, conjunto de programas que transformavam o Loopy em um verdadeiro “PC”, acompanhava 10 aplicações)
Infelizmente o console não contou com quase nenhum apoio das 3rd parties e teve uma vida muito curta, mas com certeza é um dos consoles mais ‘originais’ que já tivemos, principalmente por tentar oferecer algo que não era comum em videogames no seu tempo.
E você, já conhecia o Casio Loopy?
*Curiosidades: O Casio Loopy também era conhecido pelo seu segundo nome: My Seal Computer SV-100.
O Console utiliza o processador de 32-bit RISC SH-1, o mesmo que o Sega 32x
Deixe um comentário