iQue Player – A cópia oficial

Todos se lembram do Nintendo 64, o poderoso console da Nintendo que foi o carro chefe da empresa na quinta geração, mas como levar um console tão importante para um mercado que é mundialmente conhecido por sua pirataria? A Nintendo encontrou a resposta com o iQue Player, console lançado exclusivamente para o mercado chinês, fruto de uma joint venture entre a Nintendo e o empresário Wei Yen (com a empresa: iQue, criada para ser o ponto de distribuição de produtos da Nintendo na China) e que alcançou relativo sucesso no mercado Chinês.

O iQue nada mais é do que uma versão ‘plug’n’play’ do Nintendo 64 e foi lançado em novembro de 2003 pelo preço de ¥598 (um pouco mais caro do que o preço planejado para o lançamento, que era de ¥498), funcionava de maneira simples, necessitando apenas ser ligado na energia e na televisão, através do cabo AV incluído (cabo proprietário).

Apesar de todo o hardware estar localizado dentro do controle, ele não é um legítimo N64 e sim um SoC (System-on-a-chip), algo que iria se popularizar anos mais tarde com os famosos clones de consoles como o Famicom (NES) e o Mega Drive (Genesis), mas isso não quer dizer que ele tem um desempenho ruim, na verdade ele conseguiu incríveis resultados se utilizando desta tecnologia (apesar de ter uma pequena diferença na velocidade de gameplay comparado a um N64 original).

Uma outra exclusividade do console era o método de distribuição de jogos. Não existiam cartuchos de jogos (como era o caso do N64 no resto do mundo) ao invés disso, como um jeito de combater a pirataria, a Nintendo fez com que os jogos fossem instalados diretamente na memória do console (um memory card flash de 64mb, 250 blocos), através dos quiosques de venda localizados em algumas lojas (iQue Depot) e mais tarde através de um computador pelo serviço Fugue Online.

Memory card do iQue Player
iQue Depot
100800101f2dd632ff61
A rede Fugue Online.

Dentro da unidade de memória também está localizado o sistema operacional do console, responsável por dar uma interface ao iQue e também para evitar a pirataria, uma vez que cada console tinha um cartão único que não podia ser utilizado em outros consoles.

Toda unidade vinha de fábrica com 1 jogo completo (Dr. Mario 64) e 4 trials(Star Fox 64, Wave Race 64, Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time). As trials tinham um tempo de jogo de 10 horas, após isso não era mais possível jogá-lo sem comprar a cópia original através de um dos métodos citados acima.

Por não contar com entradas para outros controles (como o Nintendo 64), o multiplayer local só era possível através de um adaptador chamado Swim Box, um multitap que dava a possibilidade de se jogar com até 4 jogadores (sendo um o controle “console” e os outros apenas Swim Controllers, controles que não funcionavam fora do Swim Box).

O console teve uma vida longa, durando até o final de 2016, data em que a rede Fugue Online foi descontinuada.

Apesar de ter sido lançado em 2003 (A Nintendo já havia lançado o Nintendo GameCube no resto do mundo) ele não se aproveitou do grande acervo do Nintendo 64, tendo apenas 14 jogos lançados, com destaque para:

Star Fox 64 (Nintendo, Novembro de 2003*)

The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo, Novembro de 2003*)

Animal Crossing (Nintendo, Junho de 2006*)

*Todas as datas são de lançamento da versão adaptada para o iQue Player, variando da data de lançamento oficial.

*Curiosidades: Todos os jogos lançados para o sistema foram traduzidos para Chinês.

Mesmo sendo encontrado na parte traseira da caixa oficial, o jogo The Legend of Zelda: Majora’s Mask nunca foi lançado para o console.

O iQue Player não era compatível com nenhum dos acessórios do Nintendo 64.

O preço do console era menor do que 100 dólares, e seus jogos custavam em média 6 dólares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: