BIG Festival 2018

Não é novidade nenhuma que o cenário indie tem mudado radicalmente nos últimos anos, até mesmo com grandes empresas como Sony e Nintendo dando uma ajuda para que alguns pequenos estúdios/desenvolvedores consigam bater de frente e não fazer feio contra os grandes players do mercado. E é por conta desse mercado que o evento Brazil’s Independent Games (BIG) Festival existe, e hoje vamos falar sobre os destaques da 6ª edição do evento e o melhor que ela tem a oferecer, portanto pegue um controle e fique a vontade.

O BIG Festival acontece desde 2012 e já é considerado um dos eventos mais importantes para o mercado de jogos independentes da América Latina, contando com premiações para games de diversos países e palestras/workshops para quem quer mergulhar de cabeça no mundo do game design. Em 2017 o evento atingiu um publico de 20 mil visitantes, firmando que o cenário indie é importante para a industria dos games.

BIG_Games_Cigarettes-10

Logo que chegamos ao Centro Cultural São Paulo, local onde está rolando o evento podemos ver alguns stands mostrando alguns jogos que não foram selecionados para as premiações, mas que merecem destaque por conta de suas ideias originais e também por serem desenvolvidos 100% por brasileiros.

Nessa área, tive a oportunidade de jogar e conversar com os desenvolvedores de 2 excelentes jogos que ainda não foram lançados, mas em breve poderão ser desfrutados pelo grande publico: Akane, um top-down hack and slash com temática cyberpunk que está sendo desenvolvido pela Ludic StudiosSword of Yohhda Undevs, que é um divertidíssimo jogo multiplayer local no estilo arena em que você deve destruir a estatua de seu oponente, ambos respectivamente mostrados nas imagens abaixo.

Ao entramos no evento, já é possível notar que a organização é feita com todo capricho que os indies merecem: cada um com sua TV e também com os controles que foram concebidos (mouse+teclado, controle, touch, etc). O Festival também conta com áreas dedicadas a jogos de realidade virtual, espaço social e também alguns stands de desenvolvedores e escolas de games. Neste espaço podemos testar todos os jogos (54 no total) que estão concorrendo aos prêmios do BIG, que são divididos entre 14 categorias**.

BIG_Games_Cigarettes-1

Como é impossível falarmos sobre todos os jogos selecionamos alguns que a equipe do G&C mais gostou e recomenda. Confira os destaques:

Dead Cells*, jogo francês desenvolvido pelo estúdio Motion Twins e que concorre aos prêmios de Melhor Jogo, Melhor Gameplay e Melhor Arte.

Resultado de imagem para Dead Cells

Esse jogo é a verdadeira mistura entre os clássicos Metroid, Castlevania Dark Souls. Jogue se tiver coragem!

Double Kick Heroes, outro jogo francês desenvolvido pelo estúdio Headbang Club. Concorre na categoria de Melhor Som.

Aqui temos um exemplo de como um jogo de tiro pode casar perfeitamente com um jogo de ritmo.

Florescer, jogo brasileiro desenvolvido pelo estúdio PugCorn, concorre ao prêmio de Melhor Jogo de Questões Sociais.

Resultado de imagem para florescer pugcorn

Esse jogo, apesar de ser agradável aos olhos tem a proposta de fazer o jogador pensar, ao coloca-lo na pele de uma adolescente trans, mostrando as dificuldades e preconceitos sofridos por ela no dia a dia. O jogo pode ser baixado gratuitamente em seu site oficial.

Hexarmonic, jogo brasileiro desenvolvido pelo estúdio 6 side studios e que concorre nas categorias de Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Som.

BIG_Games_Cigarettes-8

Em Hexarmonic o objetivo é levar um feixe de luz até o local indicado, mas levando em consideração a pulsação do destino.

Lenin – The Lion, mais um jogo brasileiro desenvolvido por Lornyon (João Bueno) e que concorre ao prêmio de Melhor Jogo de Questões Sociais.

Resultado de imagem para Lenin - The Lion

Em Lenin – The Lion estamos no papel de Lenin, um leão albino que sofre de depressão por conta de ser diferente. Com gráficos que lembram muito a série Mother (Earthbound no ocidente) e sistema de batalhas baseados em diálogos, o jogo promete trazer assuntos delicados e contar uma história unica e emocionante. A demo do game pode ser encontrada aqui.

Luna, jogo estado-unidense produzido pelo estúdio Funomena, concorre aos prêmios de Melhor Jogo de Realidade Virtual, Melhor Som, Melhor Jogo Infantil e Melhor Arte.

Aqui nosso objetivo é resolver puzzles para recuperar a lua e fazer com que o passarinho encontre seu caminho para casa novamente.

Primordian*, outro jogo estado-unidense, desenvolvido pelo estúdio Stonepunk Studios e que concorre ao prêmio de Melhor Jogo de Realidade Virtual.

Resultado de imagem para primordian pc

Com certeza uma das melhores experiencias VR que existem para jogos de ação, aqui o enredo se desenrola enquanto enfrentamos demônios e monstros com espadas, bestas e muitas outras armas.

Radar Warfare, jogo brasileiro desenvolvido pelo estúdio DreamRoad Productions, concorre ao prêmio de Melhor Jogo Brasileiro.

Com certeza um dos jogos mais difíceis da feira, Radar Warfare é uma mistura do clássico Asteroids com jogos touhou de bullet hell. O jogo tem um visual único e com certeza agrada aos fãs do gênero de shoot ‘em ups.

UNSIGHTED, jogo brasileiro desenvolvido pelo estúdio Pixel Punk, concorre aos prêmios de Melhor Jogo e Melhor Jogo Brasileiro.

Resultado de imagem para UNSIGHTED pc

Outro jogo Cyberpunk na feira, UNSIGHTED é uma mistura de Zelda com Metroid que nos deixa com vontade de jogar o produto final assim que paramos de jogar a demo. Com lindos gráficos e coop play, o jogo deve ser lançado ainda em 2018 para Windows e Android.

No geral, a edição de 2018 está incrível, com muitos jogos que provavelmente veremos aquecendo o mercado em 2018/2019.

Este slideshow necessita de JavaScript.

BIG Festival São Paulo
ONDE
– Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
QUANDO – De 23 de junho à 1 de julho. Terça a Sexta, de 10h às 22h
Sábados e Domingos, de 14h às 22h
QUANTO – Grátis

BIG Festival Rio de Janeiro
ONDE – Centro Cultural Oi Futuro – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
QUANDO – De 23 de junho à 1 de julho. Terça a Sexta, de 11h às 20h
Sábados e Domingos, de 11h às 20h
QUANTO – Grátis

Para mais informações, acesse o site oficial: https://principal.bigfestival.com.br/2018/

E você, pretende visitar o BIG Festival 2018? Deixe sua opinião sobre os jogos que falamos nos comentários.

*: Jogos que se encontram em acesso antecipado na Steam.
**: A lista completa de jogos + categorias podem ser encontradas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: