Iblard – Laputa no Kaeru Machi (PS1)

Videogames e arte sempre andaram de mãos dadas, e com certeza isso nunca vai ser diferente. Porém existem jogos que ultrapassam essa barreira e dedicam toda a experiência a um artista ou suas obras. Esse é o caso de Iblard – Laputa no Kaeru Machi, jogo que vamos conhecer no post de hoje.

s-l1600.jpg

Lançado exclusivamente no Japão em 1997, produzido pela System Sakomu e publicado pela TV Asahi, Iblard – Laputa no Kaeru Machi é um adventure em primeira pessoa onde o jogador deve andar pelo cenário resolvendo puzzles para conseguir avançar.

A aventura começa quando o personagem que controlamos está lendo o livro de Iblard (Ibarado) e vê uma garota com 2 criaturas na rua. Ao falar com essa garota o personagem é levado para o mundo de Iblard onde os habitantes lhe dizem que o mundo deles está desaparecendo e que para conseguir salva-los e voltar para sua casa, você precisa encontrar alguns objetos.

Durante nossa estadia em Iblard quase não entramos em confronto com nenhuma criatura, o que torna o jogo pacifico, uma vez que todos os confrontos dificilmente terminam em morte. A combinação da musica e do visual com certeza tornam Iblard um local em que nos sentimos seguros e tem um ar de sonho.

O jogo poderia ser mais um sem nenhuma inovação, se não fosse pelo seu visual único, baseado em obras do artista japonês Naohisa Inoue, que com certeza tornam o jogo uma experiência unica e psicodélica. Iblard pode ser considerado como uma versão ”good vibes” de LSD: Dream Emulator.

Mesmo não sendo o típico jogo que viamos nos anos 90, é interessante como uma ideia inovadora pode tornar-se uma experiencia gratificante e diferente de tudo que já vimos até então. Acredito que Iblard – Laputa no Kaeru Machi é mais voltado para a exploração dos sentimentos do jogador do que qualquer outra coisa, e nisso ele com certeza consegue obter sucesso.

E você já conhecia Iblard – Laputa no Kaeru Machi?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: