Kaze no NOTAM (PS1)

Existem jogos que nos fazem perder horas e horas explorando mundo virtuais, jogos que una isso a uma trilha sonora incrível e você com certeza terá uma formula de sucesso, mesmo que para poucas pessoas. Hoje vamos conhecer um jogo que se atreveu a ser diferente, e em certos pontos conseguiu se destacar dos outros jogos da época.

Hoje em dia é comum encontrarmos títulos experimentais feitos de maneira independente, entretanto isso nem sempre foi assim, e lançar algo ‘diferente’ nem sempre era uma possibilidade para as empresas, que dependiam do sucesso de seu jogo para conseguir se manter viva.

Mesmo com todos estes empecilhos, algumas produtoras arriscavam em prol de sua originalidade, como é o caso da Artdink, estúdio sediado em Tóquio que ficou conhecido no ocidente por games como Tail of the Sun, Aquanaut’s Holiday e A-Train. Porém o jogo que vamos ver hoje é o desconhecido ‘simulador de balões’ da Artdink: Kaze no NOTAM.

Lançado em 1997 exclusivamente no Japão para o Playstation, Kaze no NOTAM foi desenvolvido e publicado pelo próprio estúdio Artdink, que nessa época passava por um momento mais experimental, buscando sempre novas ideias que poderiam ser alcançadas com o advento dos gráficos 3D.

Resultado de imagem para Kaze no Notam

A capa do jogo, a uma primeira vista tem uma estética muito interessante. A arte dele foi criada pelo ilustrador Hiroshi Nagai, conhecido por suas obras que mais parecem uma cena da cultura vaporwave do que qualquer outra coisa.

Um ponto extremamente importante do jogo e que com certeza adiciona muito a experiência é a trilha sonora: as músicas são todas com uma pegada calma e você consegue sentir a paz enquanto viaja com seu balão pelos grandes cenários do game.

Mas e o game, como funciona? Em questão de controles, não existem muitas opções: você consegue controlar a câmera e a altitude do balão, porém todo o resto é ‘controlado’ pelo próprio vento, assim como na vida real. O jogo conta com 3 cenários bem variados que possuem 3 objetivos principais, nada muito complexo. O jogo também permite a customização de seu balão, dando a opção de escolher a cor dele.

Resultado de imagem para Kaze no Notam

Diferente de outros jogos com a temática de voo, Kaze no NOTAM é inovador, e traz algo nunca visto antes. Mesmo sendo um jogo difícil de jogar, vale a experiencia apenas pela curiosidade de ser conhecer um jogo deste gênero no console da Sony.

E você, já conhecia Kaze no NOTAM?

*Curiosidades: NOTAM é um acrônimo para ‘Notice To Airmen’, um alerta de potenciais perigos para vôos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: