Sega Pico – Recomendado para crianças

Sempre que pensamos em entretenimento educativo (edutainment), a primeira coisa que nos vem a mente são jogos de computador de qualidade duvidosa que eram empurrados goela abaixo de crianças que não queriam saber de aprender com videogames. Algumas empresas se firmaram neste mercado, outras apenas flertaram e obtiveram relativo sucesso, como é o caso da Sega, com seu Sega Pico, que vamos conhecer hoje. Resultado de imagem para sega pico

O Sega Pico é um console de quarta-geração voltado para o publico infantil, sendo recomendados para crianças entre 3 e 7 anos e nada mais é do que um livro de atividades interativo, onde o jogador ‘folheia’ as páginas do livro (que já era acoplado ao cartucho, aqui chamados de Storyware) e realizava certas tarefas especificas para cada página. Utilizando os botões do console ou a caneta, chamada de Magic Pen, para realizar essas tarefas. Um dos fatos mais curiosos deste console é o seu formato: lembrando um dos antigos laptops, o console até parece ser um portátil, por contar com uma ‘mesa digitalizadora’, mas ele precisa ser ligado na tomada e também a um televisor para ser aproveitado.

Lançado em 1993 no Japão e nos anos seguintes na Europa, EUA, China e Coréia o console foi um relativo sucesso, tendo vendido aproximadamente 3.4 milhões de unidades do console. Apesar de ter morrido nos EUA e na Europa em 1998, o Pico ainda recebeu títulos no Japão até 2005.

Resultado de imagem para sega pico

Os jogos eram extremamente simples, se resumindo apenas a pequenas atividades, como colorir, resolver problemas lógicos, ligar pontos e escrever. Ao todo foram lançados mais de 300 jogos para o console, incluindo alguns títulos com mascotes de peso da Sega, como Sonic the Hedgehog’s Gameworld e Tails and the Music Maker. Outra empresa que teve muito de seu conteúdo publicado no console é a Disney: Mickey’s Blast Into the Past, Donald no Obake Taiji, Disney Princesses: Ariel e etc.

Uma peculiaridade dos jogos de Sega Pico é que eles vinham com um livreto já acoplado no cartucho, que ao terem suas páginas viradas, mudam a imagem vista pelo jogador na televisão.

Resultado de imagem para Sega Pico games

Apesar do ‘console’ ter perdido rapidamente sua fatia de mercado nos EUA, o numero de vendas globais fez a Sega lançar um sucessor para o Pico: o Avanced Pico Beena, lançado exclusivamente no Japão em 2005 e que agora contava com a possibilidade de se jogar sem um televisor, suporte a multiplayer local (utilizando mais uma Magic Pen que agora era vendida também separadamente), funções de salvamento e também controle parental.

Resultado de imagem para Advanced Pico Beena

E você, já conhecia esses ‘consoles’ da Sega?

*Curiosidades: Apesar da politica extremamente rígida sobre o licenciamento de sua PI’s para outros consoles, a Nintendo deu o aval para pelo menos 1 jogo da série Pokemon no Pico e no Beena.

O Pico foi o primeiro console a receber um jogo com a temática de LEGO: Lego Fun to Build, lançado em 1995.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: