PC-Engine – O terceiro da quarta

A quarta geração de videogames com certeza é uma das mais queridas, nela vimos o amadurecimentos de séries como Super Mario, Metroid, Sonic, Contra, Castlevania e etc. O que muitos não sabem é que em um mercado dominado pela Nintendo e seu Super Nintendo e a Sega com seu Mega Drive, existia uma terceira opção, que para muitos passou batido mas que em determinado momento batia frente a frente com a concorrência: O PC-Engine, da NEC/Hudson.

Resultado de imagem para pc engine logo

Produzido em uma parceria das gigantes japonesas NEC (Distribuição) e Hudson Soft (Projeto), o PC-Engine foi um console desenvolvido para competir com os consoles da época mas que acabou rivalizando os consoles que ainda estavam por vir (Mega Drive e Super Famicom). Estreando um poderoso chip gráfico de 16 bits, em uma época onde Famicom e Master System já se mostravam defasados, contava com uma CPU de 8 bits, algo que tecnicamente o tornava um console de terceira geração. Lançado no Japão em outubro de 1987 e nos EUA em agosto de 1989 (Com o nome de TurboGrafx-16), foi o pontapé inicial para a quarta geração de consoles.

Resultado de imagem para Star Parodier
O PC-Engine se tornava personagem no aclamado Star Parodier

Os jogos do console eram inicialmente armazenados em cartões denominados de HuCards/TurboChip (evolução dos Bee Cards do MSX), que infelizmente contavam com trava regional, porém o console também ganhou o add-on para ler jogos diretamente do CD-ROM (CD-ROM² System, sem trava de região, sendo o primeiro console a contar com tal add-on), o que permitia uma melhor qualidade nas trilas sonoras dos jogos. Infelizmente por conta de diversos fatores o sistema nunca vingou nos Estados Unidos, o que fez com que muita gente desse lado do mundo não conhecesse este ótimo console. Ao longo de sua vida, contou com quase 20 revisões diferentes, dentre elas a que é considerada por muitos fãs como a versão definitiva é o TurboDuo, que já contava de fábrica com o add-on de CD-ROM. Uma peculiaridade do console é que ele possuía apenas uma entrada para controle, sendo necessário a aquisição de um TurboTap para jogatinas multiplayer locais.

O console também recebeu diversas melhorias por parte da NEC, como os System Cards, que aumentavam consideravelmente a memória do console para jogos mais elaborados como o esquecido Ginga Fukei Densetsu Sapphire.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas vamos ao que interessa: os jogos! No total o PC-Engine + PC-Engine CD recebeu aproximadamente 850 jogos em todo o mundo (Japão/EUA), resultado de sua parceria com diversas softhouses da época. Mas o seu grande forte são os famosos jogos de navinha (shmup), esse console se edificou como um dos melhores lugares para o gênero, e sua biblioteca é, ainda hoje, difundida e relançada para diversos consoles. De todos os jogos lançados para o sistema, vale a pena citar:

Bonk’s Adventure (Red Company/Atlus – 1989): Lançado para ser o mascote do console, utilizava ideias que fizeram Mario e Sonic grandes jogos.

Resultado de imagem para Bonks adventure

Air Zonk (Red Company – 1992): Um ótimo shmup do mascote do console, contava com diversos efeitos de parallax.

Resultado de imagem para Air Zonk cover

Shinobi (Asmik/Sega – 1989): Uma das versões mais fiéis ao Arcade.

Resultado de imagem para shinobi pc-engine

Tatsukin / Truxton (Taito/Toaplan – 1992): Uma ótima versão deste clássico dos arcades!

Apesar de ser um console lançado em 1987 ele possui uma enorme cena homebrew, que ainda mantem o console vivo e produz títulos para ele, como o NANTETTATTE ENGINE starring ROM², jogo de nave produzido e publicado pela Aetherbyte.

Resultado de imagem para pc-engine mascotResultado de imagem para nantettatte engine

E você, já conhecia o PC-Engine? Quais foram as suas experiências com o console?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: