Pepsiman (PS1)

Os anos 80/90 nos trouxeram muitos mascotes icônicos que com certeza irão ficar na nossa cabeça por muito tempo. Porém um que ficará marcado em todas as pessoas que jogaram PS1 é o Pepsiman, mascote da Pepsi para o mercado japonês (eles, como sempre) que contou com uma série de comerciais, que sempre contavam a história do personagem atrás de Pepsi, e produtos, como brinquedos e etc.

Resultado de imagem para pepsi man mascot

Pepsiman foi lançado em março de 1999 para o Playstation exclusivamente no Japão e foi desenvolvido/publicado pelo estúdio KID (mesma desenvolvedora do clássico RECCA de Famicom, mas falaremos mais disso em outro artigo). O estilo de jogo por ser definido como runner, porém fica claro que esse jogo é um Advergame (jogos que tem como principal objetivo a divulgação de uma marca). Essa porém não foi a primeira aparição do mascote no mundos dos games, ele já foi um personagem secreto na versão japonesa do jogo Fighting Vipers de Sega Saturn e também contou com um arcade intitulado PEPSI Man (1997, Sigma), que era um simples jogo de jokempô.

Todo o poder da PEPSI! (detalhe para a antiga roupa do herói)

Pepsiman é um game com uma premissa simples: alguém lhe diz sobre a falta de Pepsi em alguma maquina ou loja e você como o herói da Pepsi deve ir ao resgate das pessoas que estão ‘morrendo’ sem o delicioso refrigerante cafeinado. A mecânica do jogo é muito simples, o nosso herói está sempre correndo e deve desviar de objetos do cenário enquanto coleta latas e mais latas de Pepsi (cada fase possui 100 dessas latas), que servem como pontuação e a cada 25 dão uma vida extra ao jogador. O jogador também só pode tomar 3 hits, após isso uma vida é perdida, o que dá um pouco mais de dificuldade ao jogo. Apesar de parecer complicado o único desafio do jogador aqui são os reflexos. Os controles são muito simples, permitindo o jogador ir para a direita e esquerda, dar um escorregão para passar por baixo de objetos, pular por eles e também diminuir a velocidade (que nesse game está presente a todo o tempo).

Resultado de imagem para pepsiman
Agora você também pode surfar pela fábrica de Pepsi!

O jogo é relativamente curto, contando apenas com 4 fases principais que são divididas em 2 sessões e com um ‘boss’ final no melhor estilo Indiana Jones, onde o jogador deve fugir de algum objeto que o persegue. Isso faz com que o jogo seja perfeito para uma  jogatina rápida e descompromissada. Ao final de cada fase o jogador é brindado com um video em FMV de um fanático por Pepsi (interpretado pelo ator Mike Butters), colocados ali apenas para quebrar o gelo entre uma fase e outra, elogiando o jogador e também promovendo a marca (ainda mais). No quesito áudio o jogo conta com efeitos simples de áudio (algo esperado para um jogo desse gênero) porém o grande astro aqui são as músicas, que com certeza irão ficar na sua cabeça pelo resto da vida!

Resultado de imagem para pepsiman fmv

Não é possivel dizer se ele foi o pontapé inicial para os famosos jogos runner que estouraram com o advento dos smartphones, porém com certeza ele é um dos primeiros casos que são lembrados até hoje. Mesmo sendo um exclusivo do Japão, Pepsiman sempre foi muito conhecido no ocidente, sendo um dos games favoritos de colecionadores por conta de sua temática mais que curiosa. O jogo é completamente em inglês, o que facilita a compreensão e torna ele um pouco mais acessível para nós.

Resultado de imagem para pepsiman truck
A Pepsi sempre foi perseguida pela concorrência.

E você, já conhecia Pepsiman?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: