LSD: Dream Emulator (PS1)

Com o advento da internet temos oportunidade de conhecer jogos que anteriormente ficariam perdidos para sempre, seja por serem obscuros ou por simplesmente não terem uma tiragem muito grande. Um destes jogos é o famigerado LSD: Dream Emulator de Playstation. Jogo que tem como principal atrativo a sua temática ‘nonsense’ e que ficou famoso por conta das diversas creepypastas e let’s play criadas ao seu redor.

Imagem relacionada

Desenvolvido e publicado pelo estúdio Asmik Ace Entertainment para o Playstation em outubro de 1998, LSD: Dream Emulator é um jogo de exploração com uma temática surrealista, característica do produtor Osamu Sato, que teve como seu primeiro trabalho o igualmente bizarro Eastern Mind: The Lost Souls of Tong-Nou (PC/Mac). LSD é baseado no ‘diário de sonhos’ produzido durante 10 anos pela designer do game Hiroko Nishikawa., que basicamente é um registro dos sonhos que ela teve nesse tempo (caso você tenha interesse, esse diário pode ser visto aqui).

Resultado de imagem para Eastern Mind: The Lost Souls of Tong-Nou
Primeiro jogo produzido por Osamu Sato

O jogo começa com uma bizarra introdução, onde o game mostra algumas possíveis traduções para o acrônimo LSD (que apesar da temática, não tem relação alguma com a droga de mesmo nome). A mecânica do jogo é simples: Com visão em primeira pessoa você só precisa andar pelos cenários, sendo que cada vez que você encosta em uma das paredes o jogo lhe transporta para um cenário diferente. Apesar de simples, esse conceito de jogo mostra a atenção à todos os cenários (alguns existentes no mundo real) que os produtores colocaram no game, fazendo com que cada ‘sonho’ seja único e você dificilmente irá ver a mesma coisa 2 vezes (ao menos pelo mesmo ponto de vista e sem o uso da opção ‘flashback’, que permite o retorno a sonhos anteriores). O objetivo do jogo é você sonhar durante 365 dias (após isso o jogador é apresentado a um vídeo ‘final’ do game e seu contador de dias é reiniciado), sendo que cada sessão do sonho tem em média 10 minutos. Ao termino de cada cenário você é apresentado a um ranking (uma bizarra tela divida em 4 seções, que mostra se o sonho era bom, ruim, dinâmico ou estático) e depois redirecionado para o menu principal novamente, onde você pode ver quantos dias já foram sonhados e também salvar o seu progresso.

Resultado de imagem para lsd dream emulator menu

É fácil de entender o porque este jogo nunca foi lançado fora do Japão, existem certos temas e certas experiencias que o mundo ocidental ainda não está preparado, e os gameplayes/reviews encontrados na internet sobre este jogo são a prova clara de que, em um geral, ainda não temos o gosto desenvolvido para essa temática. Apesar de tudo LSD: Dream Emulator é um jogo que atiça a curiosidade de muitos jogadores e que com o tempo recebeu o status de cult, sendo extremamente raro encontrar uma versão física deste clássico.

E você, já conhecia o LSD: Dream Emulator?

Bônus: Wiki oficial do jogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: