PSX – O exclusivo Japonês

Com certeza todo jogador de videogames se lembra do mais famoso console da Sony, o Playstation 2. Lançado em 2000, foi porta de entrada para diversos jogadores e também deu origem a algumas das séries mais famosas da atualidade. O console definiu de vez o formato que iria ‘matar’ o VHS, o DVD, que traria uma maior profundidade aos jogos lançados para o console. O que muita gente não sabe é que antes do lançamento da segunda versão do PS2, o Playstation 2 Slim em 2004, a Sony havia feito uma outra versão do console que contava com algumas funções bem curiosas para a época e que infelizmente nunca viu seu lançamento fora do Japão. O PSX!

Lançado em Dezembro de 2003 no Japão, o Playstation X foi um arriscado movimento da Sony para entrar de cabeça no mundo dos ‘media centers’, que só iriam vingar com a chegada de consoles como o PS3 e o Xbox 360. O console tinha todas as funções de um DVR (gravador de vídeo digital) top de linha, incluindo de fábrica: um controle remoto infravermelho, disco rígido, entrada/saída S-Video, composto e RF e também a possibilidade de sintonizar com sinais analógicos de televisão (VHF) e também TV a cabo (CATV). O console também conseguia se conectar a um PSP através da USB (apenas no modelo 5700 e 7700) e contava com editores de vídeo (não-linear), imagens e áudio. Durante o seu ciclo de vida, recebeu duas séries: a 5000, que contava com um disco rígido de 160gb e a 7000, que contava com um disco rígido de 250gb. Alguns dos últimos modelos da série 7000 (7500,7700) contavam também com a possibilidade de conexões de entrada e saída via satélite (BS).  O PSX também contava de fábrica com um gravador de DVD, podendo facilmente passar para a mídia o conteúdo gravado nele. Além de todos esses fatores que já transformavam o aparelho em algo que todo fã de tecnologia adoraria ter, o console contava com total compatibilidade a jogos de PS1 e PS2, transformando ele em um dos Playstations com mais funcionalidade até então. Foi o primeiro eletrônico da Sony a contar com a famosa XMB (XrossMediaBar, famosa interface do PS3 e PSP).

Um dos pontos pontos negativos sobre o console é que o seu disco rígido é encriptado para cada console, fazendo com que não se possa realizar a troca deste dispositivo, o console também sofria com sérios problemas no leitor e aquecimento da unidade.

O console traz conexões para controles (DualShock e DualShock 2), entradas para MemoryCards (tanto de PS1 quanto de PS2, deixando apenas o PocketStation de fora), entrada para conexão ethernet, USB e entrada para Memory Stick para visualização de fotos, videos e musica. Assim como o console que se baseava, o PSX também podia ser utilizando na vertical ou na horizontal.

DSC_0004_103

Mesmo contando com os processadores do PS2, ele não era compatível com alguns acessórios, como o Multitap e também jogos que utilizavam mais de uma USB ao mesmo tempo. Apesar de trazer todas essa funcionalidades tudo isso veio a um preço, que era alto demais para justificar a compra: o console mais simples custava 79,800 ¥, algo em torno de R$2400,00 nos dias atuais. O console não acompanhava nenhum controle do PS nem MemoryCard. Infelizmente para quem deseja importar o console do Japão ele possui trava regional, rodando de fábrica apenas jogos japoneses e DVD’s da região japonesa.

Esse provavelmente é um dos consoles da Sony com pior numero de vendas mas que com certeza incentivou o formato dos videogames como conhecemos hoje: uma completa central de multimídia.

Resultado de imagem para sony psx

E você, conhecia o PSX?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: