Emulação: Pirataria e conservação

Hoje vamos falar sobre um tema extremamente polêmico no mundo dos games: emulação. Há quem defenda com unhas e dentes que parte da experiência em jogar jogos antigos acontece por conta dos hardwares/controles originais, outras pessoas defendem que o que torna tudo isso tão nostálgico é que certo jogos antigos nos lembram de épocas da vida em que tudo era mais fácil e a unica preocupação era se o jogo que queríamos estaria disponível na locadora, tornando a memória algo muito mais forte do que a experiência, portanto não necessitando do hardware original.

A verdade é que o nascimento da emulação se deve a real necessidade de conseguirmos preservar todos os videogames já desenvolvidos, criando cópias de segurança dos jogos para contornarmos o inevitável desgaste das mídias físicas: CD, disquete, cartucho, cassete e até mesmo as placas de arcade. Tendo o backup feito, foi apenas uma questão de tempo para que fossem desenvolvidos softwares que conseguissem emular os consoles e rodar esses backups da maneira mais próxima do hardware original.

Super UFO, uma maneira caseira de se fazer backups dos jogos de SNES em um diquete

Porém os emuladores deixaram de ser apenas uma opção para pessoas que não tem o hardware original, com a substituição de televisores de CRT por monitores LCD/LED ficou cada vez mais difícil se jogar consoles clássicos, como o Atari 2600, Famicom, PC Engine em televisores modernos. Tornando o uso de emuladores, mesmo que em outros consoles, quase que obrigatório para jogadores mais exigentes e que não tenham tanto (muito) dinheiro para gastar em modificações dos consoles (HDMI, RGB, etc) e aparelhos como o Framemeister.

Resultado de imagem para playstation 2 pc emulator
Comparativo de Final Fantasy X no hardware original (esquerda) e emulador (direita)

Algumas das vantagens dos emuladores é que com eles temos a oportunidade de burlar as travas regionais, algo que não é interessantes para os gamers no geral. Podemos também obter cópias melhoradas / traduzidas / hackeadas de grandes clássicos que de outra maneira talvez nunca iriamos conhecer. Outra discutível vantagem dos emuladores são os Savestates, algo que para alguns facilita a vida em jogos mais complicados, e para outros estraga totalmente a experiência de jogo.

Resultado de imagem para policenauts english
Tradução do exclusivo japonês Policenauts

Obviamente nem tudo no mundo da emulação são flores, por conta de não contarem com o hardware exatamente igual ao original, alguns emuladores podem apresentar dificuldades ou até ser incompatíveis em reproduzir alguns áudios e efeitos visuais como no consoles original, tornando a experiencia de jogo alterada daquela que foi originalmente imaginada pelo desenvolvedor. Outro ponto negativo é que na maioria esmagadora das vezes a emulação traz com si o problema da pirataria, visto a dificuldade em se criar ROMs dos jogos originais e nem todos os emuladores serem compatíveis com as mídias originais e exigindo acessórios como o Retrode.

A verdade é que é inegavel a influencia que os emuladores tiveram no mundo dos games, voltando a atenção a jogos que de outras maneiras seriam esquecidos para sempre e talvez permanecessem apenas nas grandes coleções de videogames. Hoje em dia, vemos que grandes empresas como Nintendo (Virtual Console), Sega (Sega Forever) e até Sony (PSN) desenvolveram seus próprios emuladores, para que pudessem vender digitalmente os jogos clássicos, que contam com melhorias e até facilidades que antes víamos apenas em emuladores.

E na opinião de vocês, jogatina no emulador é válida?

6 comentários em “Emulação: Pirataria e conservação

Adicione o seu

  1. Respondendo diretamente a pergunta, sim, jogatina no emulador é muito válida, porque o que importa fundamentalmente é que as pessoas possam jogar, não importa muito onde ou como.
    Existe alguma confusão sobre o colecionismo de alguns gamers puristas e os demais gamers que não se importam ou não possuem dinheiro para adquirir os antigos consoles, na verdade tanto jogar nos consoles originais ou nos emuladores trazem vantagens e desvantagens, contudo o que prevalece é a experiência de jogar, todos são retrogamers.
    Sobre a pirataria, realmente isso ocorre, mas eu me pergunto o quanto uma empresa pode lucrar com algo que ela mesma abandonou a anos, em alguns casos a décadas, de toda forma isso é e sempre será uma questão complexa.

    Curtir

  2. Eu sou a favor de emuladores.
    Quanfo era criança, ia jogar super nintendo na casa de amigos pq eu não tinha e ainda assim, ficávamos condicionados às fitas que eles tinham ou as que encontrávamos na locadora, apenas. Um exemplo de um game que só conheci por conta de emuladores e cujo me apaixonei por ele é o Ogre Battle, em se falando do console supracitado.
    A real é que emuladores nos trazem sim novas vivências mesmo de consoles antigos e eu sempre serei a favor de novas vivências e experiências. Quanto a questão da pirataria… ah mano, os caras já tão com o cu cheio de grana! Juízo…rs…

    Curtir

  3. Sou totalmente a favor dos emuladores, pois foi algo que abriu minha cabeça para muita coisa que eu nunca teria a oportunidade de jogar. Digo também que sou o jogador que sou hoje em dia por causa dos emuladores já que pude abrir a minha mente com estilos de jogos que eu nunca teria conhecido.

    Apesar de tudo também sou a favor de serviços como o Virtual Console porque é muito justo o pessoal ser pago belo produto que desenvolveu, meu único problema quanto a isso, no caso do virtua console que é o que eu melhor conheço, é que ele oferece muito pouco com um preço extremamente salgado para algo que podemos encontrar de graça na internet e ainda customizar a experiência (áudio, imagem, controles, etc) da forma que quisermos para obter o máximo do jogo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Lá vem a chata do contra hauhauhauhuha
    Eu sempre fico dividida nesse assunto. Pois a maioria dos meus amigos usam, mas não falo nada pq eles querem e ponto. Os emuladores facilitam e muito a vida, como o Joe disse aqui em cima,
    Mas é uma grande ameaça para os direitos de desenvolvedores, por isso sempre tento contratar serviços que valorizam o trabalho de quem faz.
    Só é ruim pq muita s vezes o valor é alto e isso desmotiva quem quer comprar =/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑