Como todos sabemos o Japão sempre foi lar de coisas muito estranhas para o mundo ocidental: produtos, filmes, mangas, videogames e etc. Talvez o ocidente ainda não esteja preparado para este tipo de conteúdo e por isso estranhamos tanto.
Dentro de todas essas bizarrices hoje vamos ver o mítico jogo Garage: Bad Dream Adventure, que por muito tempo ficou obscuro até finalmente ser arrematado em um site de leilões japonês pela bagatela de ¥77,000 (algo em torno de R$2200 nos dias de hoje) e disponibilizado online para a apreciação geral.
Lançado para Windows e Mac em 1999 com uma tiragem de apenas 3,000 unidades, o jogo Garage: Bad Dream Adventure segue os passos dos famosos jogos de point-and-click lançados na época, porém com a diferença de contar com um ambiente surreal, bizarro e muitas vezes que parecem ter saído diretamente de um pesadelo. Desenvolvido pela desconhecida empresa japonesa Kinotrope o jogo contou com a direção de Tomomi Sakuba, um artista japonês com traços que lembram o de H. R. Giger.

O jogo em si é apenas uma coleção de puzzles que o jogador deve fazer enquanto está na pele (ou no metal) de um pequeno robô durante sua estadia em uma assombrosa cidade. O robô só pode se movimentar em cima de trilhos, que estão espalhados por todos os lados, dando ao jogador uma certa linearidade e o deixando explorar todos os cantos do cenário sempre de uma distância segura. Infelizmente o jogo está 100% em japonês, fazendo com que qualquer um que não conheça a língua japonesa fique apenas imaginando qual seria a verdadeira história por trás deste misterioso jogo. No quesito áudio, o jogo conta com uma trilha sonora melancólica que complementa totalmente o ambiente em que o jogo se passa. Durante todo o gameplay o jogo lhe deixará incomodado, e ele faz isso de uma maneira incrível, pois é impossível explicar o senso de incerteza sobre as coisas que se tem ao jogá-lo.

Uma segunda tiragem de 90 cópias do jogo foi lançada em 2004, intitulada de “Private Edition”, que contava com o jogo e também uma coleção de artes conceituais do jogo e podia ser comprada diretamente no site oficial do artista Sakuba, porém levou apenas 1 dia para que todas as cópias fossem vendidas. A cópia padrão do jogo também podia ser adquirida no website até setembro de 2007, quando a tiragem do jogo foi descontinuada.

Abaixo você consegue ver o trailer oficial do game:
Provavelmente este é um jogo que ficará apenas no imaginário dos colecionadores, que com certeza iriam adorar expor uma cópia dessa pérola em sua estante. Porém, nem tudo está perdido, se você tiver interesse em experimentar o jogo, você consegue achar a imagem na ‘internet’, ripada pelo mesmo comprador que arrematou o jogo.
Após conhecer este jogo, LSD Dream Emulator, Katamari Damacy, Noby Noby Boy, Mister Mosquito e etc. não parecem mais tão bizarros, não é mesmo? Hahahaha.
E você, conhece algum jogo obscuro?
Update: Em 2020 o diretor do jogo criou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir remasterizar o jogo. Em dezembro de 2021 o título foi relançado para iOS com um futuro lançamento para Android. Abaixo você pode conferir o trailer desse relançamento.
Ótimo artigo
CurtirCurtir